Paralelo 16 é o círculo geográfico mais próximo à Goiânia, capital de Goiás. É também o nome da maior mostra de dança contemporânea da região Centro-Oeste, que inicia sua programação de espetáculos na terça, 5/5.

“A mostra surgiu da necessidade de trazer à cidade espetáculos de dança de nível internacional, colocar Goiânia no circuito dos grandes espetáculos”, diz Vera Bicalho, diretora do evento.

A programação prioriza trabalhos de grupos. “É difícil manter e circular com companhias maiores no Brasil. E fazer algo para que esses grupos não se diluam também é um dos objetivos da mostra”, diz Vera.

Além dos espetáculos, são realizadas oficinas durante o período da 7ª edição da Paralelo 16. A próxima oficina, abordando a dança de salão sob a ótica contemporânea, será no dia 10/5.

Entre os espetáculos desta edição, um grupo internacional estará na abertura das apresentações: o Modern Table Contemporary Dance Company, com a obra “Darkness Poomba”.

“Poomba” é uma melodia tradicional coreana, transformada pelo coreógrafo Kim Jae-Duk, que também é músico, em um jogo de movimentos e formas plásticas e poderosas, com uma sonoridade que beira o rock.

Na programação, juntam-se aos coreanos mais seis grupos brasileiros: a Quasar Cia. De Dança, sediada em Goiânia e uma das referências da dança contemporâneas do país; a cia. De Dança do Teatro Alberto Maranhão, do Rio Grande do Norte, a companhia de dança do bailarino mineiro João Paulo Gross; o grupo de Edson Beserra e seu Composto de Ideias, do Distrito Federal; e a Mimulus Cia. de Dança e o Grupo de Dança 1º Ato, ambos de Minas Gerais.

 

PROGRAMAÇÃO DA 7ª PARALELO 16

5/5

Darkness Poomba

Modern Table Contemporary Dance Company (Coreia)

6/5

Sobre Isto, Meu Corpo não Cansa

Quasar Cia de Dança (GO)

7/5

Rio Cor de Rosa

Cia. De Dança do Teatro Alberto Maranhão (RN)

O Crivo

João Paulo Gross (GO)

8/5

Vinil de Asfalto

Edson Beserra e seu Composto de Ideias (BSB)

9/5

Pretérito Imperfeito

Mimulus Cia.de Dança (MG)

10/5

InstHabilidade

Grupo de Dança 1º Ato (MG)

 

ONDE Teatro Goiânia, Espaço Quasar,  T-28, 717, Setor Bueno

QUANDO de 5/5 a 10/5, às 20h

QUANTO R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.