Foto: Paulo Cesar Lima/Texto: Rosane Queiroz

O espetáculo “Mercosul – Música e Movimento”, que estreia nesta terça, 21/11, no Teatro Folha, conduz a um passeio pela cultura sul-americana por meio do som e da dança, a partir do  álbum “Mercosul”, de Victor Biglione, finalista do Grammy Latino 2016, na categoria Melhor Álbum Instrumental.

Para conceber as coreografias do espetáculo, Biglione convidou as bailarinas Vera Alejandra, com sua  companhia Cuadra Flamenca, e Luciana Mayumi, com a Tangará Cia. de Dança.

As coreografias de Alejandra e Mayumi mesclam várias linguagens, principalmente o flamenco e o tango, com abordagem contemporânea. “Mais do que nunca, no atual cenário mundial, é importante nos lembrarmos da riqueza e da força da América do Sul”, diz Vera Alejandra.

O espetáculo é uma “paisagem sonora”, onde toda a mescla que marca este continente se revela na interação entre o virtuoso violão de aço de Biglione e as sofisticadas coreografias concebidas e interpretadas pelas Cia. Cuadra  Flamenca e Tangará Cia. de Dança.

Os bailarinos integram as linguagens do tango, do flamenco, do samba, de ritmos sul-americanos e folclóricos, envolvidos na estética da dança contemporânea e explorados nas músicas do álbum Mercosul.

Alejandra concebe coreografias com a linguagem flamenca numa leitura contemporânea, fazendo uso dos elementos e adereços como a bata de cola, o abanico, o mantón e as castanholas. “Com a globalização, tanto a dança flamenca, como o tango, o samba e os ritmos folclóricos vão se fusionando numa leitura moderna e atual, incluindo o tema ‘Chico Science ‘, em homenagem ao artista e ao movimento Mangue Beat”, diz ela.

Sob orientação da coreógrafa Luciana Mayumi, a Tangará Cia de Dança desenvolve as imagens e sensações dos temas do álbum “Mercosul”, inspirando-se nas paisagens sonoras de cada lugar e trabalhando com linguagens tão características como o samba e o tango, em um entendimento moderno e ousado, sem perder as raízes.

O espetáculo alcança momentos de ápice quando Victor Biglione, com seu violão de aço, interage com todos os bailarinos e, juntos, brindam o público com momentos únicos de beleza e sintonia.

MERCOSUL– MÚSICA E MOVIMENTO

ONDE Teatro Folha, Shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618, tel. (11) 3823-2323

QUANDO terça-feira, 21/11, às 21h

QUANTO R$120

INFORMAÇÕES cuadra@cuadraflamenca.art.br

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.