Foto: Ken Browar & Deborah Ory/Bazaar

Na edição de março da revista Harper’s Baazar americana, a top bailarina Misty Copeland (principal do American Ballet Theater e pop da ponta do dedão ao último fio de cabelo) protagoniza um ensaio fotográfico sensacional.

Ela incorpora diferentes bailarinas retratadas nas pinturas e esculturas do artista francês Edgard Degas (1834-1917). Conhecido como uma espécie de cronista visual do balé, Degas será o tema de uma mostra especial do MoMA de Nova York, que será aberta também em março.

A exposição mostra um lado menos conhecido do artista, com obras que saem do mundo do balé. Já o ensaio da Baazar junta mundos que dão um perfeito triângulo amoroso: o balé, as artes plásticas e a moda.

Assim, vestindo uma criação da grife Alexander McQueen, Misty se transforma na Pequena Bailarina de 14 Anos, uma das esculturas mais famosas de Degas. Outras grifes, como Valentino e Carolina Herrera, ajudam a recompor cenas da dança e de seus bastidores capturadas nas pinturas do Degas.

Todas as fotos que estão disponíveis no site da Bazaar são incríveis, mas a Pequena Bailarina chama a atenção pela total semelhança entre a menina de bronze e a primeira-bailarina de carne e osso.

Na reportagem que acompanha o ensaio fotografico, Misty afirma se identificar totalmente com a escultura e se ver como era na idade da bailarina esculpida. (Nem era preciso dizer. É só ver a foto para perceber a identificação).

A matéria da Bazaar online pode ser lida aqui, e as informações sobre a exposição do MoMA, aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.